quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TV JÁ É! GRAVA SEU PRIMEIRO PROGRAMA: O PAPO RETO, COM O RADIALISTA HAROLDO DE ANDRADE JR

quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Texto: Andrezza Henriques (7º período) - Estagiária Mídia Impressa / Repórteres Comunitários Pedro Cruz (Irajá) e Guto Nascimento (Bento Ribeiro) / Fotos: Efraim Fernandes

Primeiro programa de entrevistas da TV JÁ É!, o 'Papo Reto' teve a sua edição piloto gravada na tarde desta terça-feira (05/08) na redação do laboratório de Mídia Impressa de Madureira. Produzido pelos jovens do Núcleo Repórter Comunitário, Pedro Cruz e Guto Nascimento, com a monitoria da estudante Andrezza Henriques (7º período), imagens do professor Ricardo França e edição do estudante Marcos Benjamin (5º período), o 'Papo Reto' é um programa semanal em formato de mesa redonda. O primeiro convidado foi o radialista Haroldo de Andrade JR, da Rádio Tupi AM.
.
Segundo o coordenador do Projeto Repórter Comunitário e coordenador de Jornalismo do Nucom, professor Ricarddo França, o 'Papo Reto' tem uma linguagem experimental e é pautado e produzido pelos jovens sob supervisão de monitoria e acadêmica. A primeira edição e o formato foram decididos de última hora, minutos antes da chegada de Haroldo na redação. A música tema que acompanha a vinheta de abertura é 'Vai chover', um mix de reggae com samba do grupo Natiruts e Leandro Lehart.
.
"No início faríamos apenas uma entrevista tradicional, com fotos e vídeos de até um minuto e meio com perguntas dirigidas. Mas resolvemos ousar e fazer o piloto de um programa semanal, de curta duração, ágil e fácil de gravar e veicular. Resolvemos trabalhar sem edição de imagens, sem cortes, mas com a câmera em movimento. Ela segue o bate-papo, o diálogo. O Benjamin editou a vinheta de entrada e os créditos. Concluímos que isso daria mais agilidade à produção e seria mais fácil de ser executado pelos jovens em suas escolas e em suas comunidades", explicou França, acrescentando que a simplicidade é o segredo da realização.
.
"O importante é o experimento, é o processo, o exercício laboratorial na busca de novas linguagens em comunicação. Por isso procuramos simplificar e utilizar ferramentas baratas e de fácil aquisição. O programa, por exemplo, foi filmado em uma Sony 5.1. A edição foi feita em Windows Movie Maker e a mixagem da música tema em Sound Forge", concluiu o coordenador.
.
HAROLDO DE ANDRADE JR:
“EVOLUIR NÃO FAZ MORRER O PASSADO, MAS MORRE QUEM NÃO EVOLUI”
.
HISTÓRIAS - Haroldo falou sobre seus primeiros passos na carreira, contou histórias bem humoradas e, é claro, as “saias justas” vividas em um programa de rádio. Haroldo também deu a sua opinião sobre a nova lei que não obriga o diploma para exercer a profissão de jornalista e falou o que acha da internet como meio jornalístico. “Evoluir não faz morrer o passado, mas morre quem não evolui”, disse Haroldo.
.
Com muitos risos e uma simpatia incrível, o radialista se mostrou bem à vontade no bate papo com os jovens e gostou muito da iniciativa. Caso queira conhecer mais sobre o trabalho de Haroldo de Andrade Junior entre no site http://www.tupi.am/. Ou assista o programa. Já é!

1 comentários:

Guto Nascimento. disse...

Esse papo que rolo com o Haroldo Jr. Foi uma otima oportunidade para nos que estamos pensando em seguir a carreira jornalistica. Esse cara e muiito bacana e tem uma carreira incrivel !

Postar um comentário