segunda-feira, 3 de agosto de 2009

REPÓRTERES COMUNITÁRIOS GANHAM NÚCLEO E BLOG EXCLUSIVO

segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Andrezza (na frente) é a monitora dos jovens durante as reportagens

Da Redação do JÁ É! / Fotos: Efraim Fernandes

Após completar os três módulos práticos de Mídia Impressa, Rádio e TV, o Projeto Repórter Comunitário ganhou nova dimensão. Devido a grande procura de pais e jovens estudantes das zonas Norte e Oeste, houve a necessidade de ampliar o programa. Para isso, foi criado o Núcleo Repórter Comunitário, que passa a funcionar a partir desta segunda-feira (03/09) nas instalações do Núcleo Prático de Comunicação (Nucom).

O Núcleo já nasce com um canal exclusivo para a publicação de reportagens, fotos e veiculação de áudios e vídeos: o blog ‘JÁ É’ , além de uma TV na web, a ‘TV JÁ É’, que vai trabalhar com vídeos seguindo a óptica dos adolescentes que participam do projeto, e da Rádio ‘JÁ É’. Durante três dias por semana (segundas, quartas e sextas, sempre a partir das 15h) os jovens participarão de todas as etapas da construção da notícia, desde a reunião de pauta, pesquisa e estruturação da pauta, entrevistas, redação, revisão e edição de textos, áudios, fotos e vídeos – conhecendo a prática de uma profissão que se tornou definitivamente multimídia.

Segundo o coordenador de Jornalismo do Nucom de Madureira e idealizador do projeto, professor Ricardo França, o projeto teve que mudar de formato e ser ampliado para atender a demanda. “Nos últimos 30 dias recebemos mais de 200 telefonemas de pais e de jovens das zonas Norte e Oeste querendo participar do projeto. Como era uma turma por vez, com apenas 35 vagas, vimos que não iria ser suficiente e resolvemos criar o Núcleo para dar oportunidade a todos. Dessa forma eles ganharam um veículo de comunicação e a oferta poderá, agora, atender a procura. O projeto ganha mais agilidade, operacionalidade e só tende a crescer. Vamos formar uma rede de repórteres comunitários na região”, comemora França.

O coordenador do Nucom explica que, com a criação do Núcleo Repórter Comunitário, passa a existir uma política permanente de responsabilidade social no laboratório, que não fica dependente da realização dos cursos/módulos. "Isso incorpora quem já passou pelos três módulos e deseja continuar com a gente. Aqui, os jovens deixam as ruas e passam a conviver com os estudantes de jornalismo, que são monitores da prática. Todo o trabalho é supervisionado por mim, que passo o dia inteiro monitorando as atividades, as reportagens e as postagens", diz França.

O layout do blog ‘JÁ É’ tem uma característica diferente da Rede Jiló Press de Comunicação Multimídia, exatamente para estar em sintonia com o universo dos jovens que irão operar com o sistema. “O mais difícil do desenvolvimento do blog foi achar um template adequado, que exigisse um perfil de acordo com a linguagem que será usada nele, que é jovial. Depois que encontrei foi só adequar as ferramentas para o funcionamento do blog. Criei um e-mail personalizado para cada repórter e cada um vai ter um login e uma senha para acessar o sistema e, automaticamente, com a publicação da postagem eles terão os créditos das reportagens”, explicou o editor web do Jiló Press, estudante Marcos Benjamin, 28 anos, do 5º período da noite.


NÚCLEO Repórter Comunitário une universitários e jovens da região

PRIMEIRO DIA, PRIMEIRA REPORTAGEM
Eles ainda gravaram a Rádio Jiló 2ª edição

Os primeiros jovens a entrarem no Núcleo foram os estudantes Pedro Felipe Cruz, Thiago Cezar Silva de Menezes, Manuela Freire Marques e Rayane Matos da Silva. Eles chegaram na mídia impressa às 15h para participar da reunião de pauta com a estagiária Andrezza Henriques, 6º período, monitora do projeto. A matéria escolhida para a estreia foi o projeto Click Profissão, um serviço de orientação vocacional da Estácio de Sá que estava sendo realizado no 1º piso do Madureira Shopping.

Manuela, 16 anos, moradora de Cascadura, estuda no Instituto de Educação Carmella Dutra, em Madureira, e está 2º ano do Ensino Médio. Concluiu o curso de Rádio e de TV do projeto Repórter Comunitário, e chegou fazer algumas aulas do módulo de Mídia Impressa, porém não pôde concluir. Quer fazer jornalismo quando terminar o Ensino Médio. Com relação ao projeto, acha importante, pois é uma boa oportunidade para os jovens terem a prática do jornalismo.

O veterano entre os jovens é Pedro Cruz, 17 anos, morador de Irajá. Estuda no Instituto de Educação Carmella Dutra, em Madureira, e está no 2º ano do Ensino Médio. Concluiu o curso do projeto Repórter Comunitário nos três módulos (Mídia Impressa, Rádio e TV). Fez cursos de informática e já fotografou a Xuxa, durante uma cobertura especial em Madureira. "Tenho certeza do que eu quero, vou fazer jornalismo. Para mim o projeto foi crucial, ainda não tinha tanta certeza do que eu queria, agora não tenho mais dúvida nenhuma", afirmou, com convicção.

Thiago Menezes, 22 anos, morador de Quintino, tem o Ensino Médio Completo pelo CECAMP, em Madureira. Fez o módulo de TV e tem o interesse em fazer os outros módulos. É ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras há 2 anos. Para ele, esse projeto só reafirmou o que ele quer fazer: jornalismo. Já Rayane Matos da Silva, 16 anos, moradora de Marechal Hermes, estuda no Colégio Estadual Maria de Nazareth Cavalcante da Silva e está no 1º ano do Ensino Médio. Concluiu os módulos de rádio e TV do projeto Repórter Comunitário. Para ela, a grande importância desse projeto é mostrar o caminho do jornalismo que muitos jovens não conhecem.

INSCRIÇÕES GRATUITAS – Para participar do Projeto Repórter Comunitário e ser mais um integrante do Núcleo Comunitário, basta ir até a Mídia Impressa e preencher o formulário de inscrição. A participação é gratuita e está aberta a jovens de 12 a 18 anos, matriculados na rede pública ou particular do ensino fundamental e médio. Mais informações: 2488-9027.

0 comentários:

Postar um comentário